O motor pneumático é a opção mais resistente e versátil disponível como força motriz na automação industrial, apresentando uma série de vantagens em relação aos motores elétricos. Mas ainda existem muitas dúvidas sobre o tema: em que operações é mais indicado? Quais os tipos de motores pneumáticos mais adequados a cada aplicação?
Para responder a essas questões, nossos especialistas Heitor Mattos, Gerente de Desenvolvimento de Negócios OEM, e Vinícius Duarte, Especialista de Produto, prepararam um webinar especial sobre o assunto.
O mercado de motores pneumáticos
Para começar, Heitor caracterizou o segmento de OEM (Original Equipment Manufacturer) e ressaltou que, embora os motores pneumáticos sejam – na maioria das vezes, vendidos diretamente para os fabricantes de máquinas industriais, seus clientes também precisam conhecer os diferenciais dos componentes presentes nos equipamentos.
Nesse sentido, o conteúdo é relevante para todas as partes – sobretudo pessoas que trabalham em segmentos como Transporte, Indústria Química, Aeronáutica, Óleo e Gás, Construção Civil, Alimentícia, Farmacêutica e Petroquímica, mercados com maior demanda de motores pneumáticos.
As vantagens
Durante o webinar, foram destacados os principais benefícios de um motor pneumático da Atlas Copco em comparação a/ um motor elétrico:
- É mais compacto e leve.
- Funciona nos dois sentidos de rotação.
- Facilidade de integração e instalação.
- O torque aumenta com a carga.
- O torque e a velocidade podem ser facilmente ajustados.
- A durabilidade não é afetada por sobrecarga.
- A solução é ideal para ambientes agressivos, pois é produzido em material inoxidável e não oferece risco de explosão.
Veja também: Como funciona um motor pneumático? 9 motivos para adotar
Quais são os principais tipos de motores pneumáticos?
Basicamente, a Atlas Copco fornece três tecnologias de uma gama completa de motores de alto desempenho (0,1 a 6,5 kW):
- Palheta: engrenagem planetária e motores de acionamento direto.
- Pistão: para controle de baixa precisão e aplicações de baixa velocidade.
- Turbina: para aplicações de alta potência.
No webinar, os especialistas apresentaram detalhes de todas as linhas de motores pneumáticos da Atlas Copco e também explicaram que requisitos devem ser considerados na seleção do equipamento ideal. Lembrando que, além da linha padrão, podemos oferecer motores pneumáticos personalizados adaptados às demandas de cada cliente.
O conteúdo já está disponível na íntegra. Vale a pena conferir!