A produção das peças de fechamento (portas, capô, tampa traseira, para-lamas) é uma etapa crítica no processo de body shop. As partes precisam ser montadas umas às outras com tecnologias de junção cada vez mais eficientes, velozes e precisas. Entre as soluções que mais se destacam está a aplicação de adesivos, que nesse caso pode ser feita em dois formatos de distribuição: cordão e espiral.
A recém-lançada tecnologia E-Swirl 2 Adx da Atlas Copco é a única capaz de fazer aplicação de adesivos nesses dois formatos, com diferentes materiais (inclusive cola epóxi), agilizando consideravelmente a produção nas demandas de colagem estrutural e colagem de flange de borda.
1.Aplicação de adesivos na colagem estrutural
A aplicação de adesivos na carroceria para melhorar a rigidez e a resistência a batidas é chamada de colagem estrutural. No processo de body shop, utiliza-se adesivos de alta viscosidade aplicados em forma de cordão para obter juntas seguras e confiáveis.

A aplicação em forma de cordão é a solução preferencial para obter resistência e rigidez excepcionais com adesivos à base de epóxi em quase todas as etapas do processo de carroceria.
2. Colagem de flange de borda
O flange de borda é um projeto de junta mecânica usado para unir painéis internos e externos, como portas, capôs, tampas traseiras.
Para unir as peças e evitar a corrosão, o espaço entre os painéis embainhados deve possuir uma boa distribuição de adesivo, preferencialmente aplicado em forma espiral.

A geometria de cordão é ainda o tipo de aplicação mais estabelecido em colagem de flange de borda. O manuseio rápido e confiável é a principal vantagem, mas pode tornar-se bastante difícil em geometrias de peças complexas.
Por isso, a tecnologia de espiral para colagem de flange de borda em carroceria está recebendo cada vez mais atenção, devido à sua capacidade de oferecer uma excelente distribuição de material e melhor qualidade na aplicação final.
Conheça o E-Swirl da Atlas Copco
A aplicação de adesivos pode tornar-se bastante difícil quando se trata de geometrias de peças complexas. Manter a distância exata do componente é uma tarefa desafiadora, mas essencial para alcançar o resultado perfeito da aplicação. A tecnologia E-Swirl 2 AdX da Atlas Copco atende aos mais avançados requisitos de qualidade nesse sentido.
A solução garante um processo mais confiável e controlado, evitando dificuldades comuns de colagem, como falta de material e desperdício no produto final.
Oferece ótima distribuição de material e uma aplicação limpa com bordas bem contornadas, viabilizando alterações de largura e constrições que se encaixam perfeitamente na geometria do componente ou peça individual.