O dosador é o componente principal de um sistema de aplicação de adesivos, responsável pela regulagem e pelo fluxo de distribuição. Existem várias tecnologias de dosagem que desempenham esse papel: o recurso ideal é escolhido conforme o processo de distribuição e seus requisitos.
COMO OS DOSADORES FUNCIONAM?
Eles têm uma câmara com volume fixo de material adesivo, esvaziada por uma unidade de distribuição volumétrica. O pistão ou o corpo imerso é acionado por fonte de energia pneumática ou elétrica, permitindo uma distribuição precisa, independentemente da viscosidade do material.
QUAIS AS VANTAGENS DOS DOSADORES NA APLICAÇÃO DE ADESIVOS?
1. Redução do desperdício de material
A tecnologia do dosador elétrico permite controle preciso do volume de adesivo aplicado, alcançando precisão de até 99%. Isso otimiza a quantidade de material adesivo ou selante que é dispensado, reduzindo o desperdício.
2. Controle total do processo
Em combinação com os controladores do sistema de aplicação de adesivo, é possível executar a coleta de dados, diagnósticos e estatísticas, fornecendo um histórico preciso de monitoramento e rastreamento.
Eventos e alarmes também estão disponíveis para otimizar a produção e minimizar o tempo de inatividade inesperado.
3. Excelente manuseio de materiais abrasivos
Os nossos dosadores são uma excelente opção para o trabalho com materiais abrasivos. Devido ao seu design, entregam um ciclo de vida mais longo em comparação a outros modelos, como os dosadores de engrenagem, por exemplo.
CONFIGURAÇÕES DISPONÍVEIS
Existem 3 configurações possíveis de dosadores para diversas variações de materiais componentes, com opções de aquecimento para cobrir uma ampla gama de aplicações.
● Configuração para monocomponentes (1C)
Os materiais de componente único, como selantes de silicone, acrilatos curáveis por UV, poliuretanos e epóxis, são escolhidos principalmente por sua facilidade de uso. Eles têm, no entanto, tempos de cura mais longos, a menos que energia adicional seja empregada.
● Configuração para bicomponentes (2C)
Normalmente utilizados devido à sua natureza de cura rápida, os materiais de dois componentes requerem sistemas especializados de dosagem, mistura e distribuição. As soluções da Atlas Copco, por exemplo, são totalmente automatizadas e podem ser integradas às linhas de produção.
CONFIGURAÇÃO EM TANDEM
Em algumas aplicações, é necessário processar grandes quantidades de material de vedação e isolamento com alta precisão. Para evitar interrupções do ciclo durante o reabastecimento, são usadas unidades em, que consistem em duas unidades de dosagem individuais trabalhando lado a lado. A lógica de troca inteligente garante que o material seja aplicado em fluxo constante.