Uma das falhas mais comuns nas linhas de montagem de eletrônicos, os erros de aperto acontecem porque os processos de microtorque tendem a ser sensíveis às menores variações. E com o intenso ritmo de produção, uma pequena falha pode resultar em um grande volume de scraps. A boa notícia é que um sistema de rastreabilidade minimiza e até elimina essas possibilidades, como mostra o case de sucesso que relatamos a seguir.
O PROBLEMA: FALHA DE MONTAGEM
Em uma conceituada fábrica de celulares, havia um processo de aperto que fixava a bateria ao aparelho de um dos modelos fabricados utilizando um parafuso prateado, enquanto a peça era toda preta. Para garantir um acabamento homogêneo, a equipe de desenvolvimento sugeriu modificar o tratamento do parafuso para ficar preto também.
No entanto, essa simples alteração mudou as características do parafuso e, consequentemente, reduzir o atrito envolvido no processo de aperto. Para fixar o parafuso, o operador acabava aplicando um torque maior que o necessário e a peça se quebrava.
Em meio a um ritmo de produção intenso, ninguém imaginou o motivo da falha e, assim, centenas de aparelhos foram simplesmente jogados no lixo.

A SOLUÇÃO: SISTEMA DE RASTREABILIDADE
Com tamanho prejuízo, os engenheiros da empresa resolveram recorrer ao Toolsnet 8 – software de rastreabilidade da Atlas Copco. Afinal, os dados poderiam ser capazes de detectar o que os olhares humanos não conseguiram. Eles já utilizavam os controladores de ferramentas de microtorque MTF6000, também da Atlas Copco, o que facilitou a comunicação de dados imediata entre os dois recursos.
O Toolsnet 8 fez a análise completa de todos os dados de produção coletados pelos controladores durante o período observado. Assim, pôde identificar o exato momento em que a falha começou a ocorrer e as variáveis envolvidas no processo – a principal delas, o lote de parafusos com características diferentes do habitual.
Assim, os engenheiros tiveram elementos para estudar uma configuração de torque adequada às novas exigências de qualidade do produto.
Leia também: 6 motivos para adotar um software de rastreabilidade
ABORDAGEM PROATIVA

O ToolsNet 8 é um sistema de rastreabilidade que fornece as informações e a visão geral necessárias para a tomada de decisões corretas. Dados históricos, estatísticas, curvas e índices de capacidade podem ser acessados a qualquer momento por meio de um navegador da Web padrão.
A produção é acompanhada em tempo real pelo painel ou monitorada por meio de diferentes relatórios, com dados sobre cada aperto relacionado a um período ou produto especificado.
Adotar um sistema de rastreabilidade confiável é uma ótima maneira de automatizar a análise de dados e melhorar os processos de forma proativa. Com o poder do conhecimento, a linha de montagem é otimizada – e os resultados falarão por si mesmos.