No dia 13 de maio comemoramos no Brasil o Dia do Automóvel, veículo sempre presente no centro das grandes transformações sociais e tecnológicas dos últimos séculos. Para a Atlas Copco, existem diversos motivos para celebrar a data. Acompanhe essa história e entenda o porquê.
EVOLUÇÃO CONSTANTE
Tudo começou a partir das máquinas a vapor, durante a Primeira Revolução Industrial, quando surgiram os primeiros protótipos do motor à combustão.
Mais tarde, na Segunda Revolução Industrial, os carros protagonizaram a era da produção em massa de bens de consumo.
Já na Terceira Revolução Industrial, acompanhamos a reformulação do sistema produtivo com máxima automação das linhas de montagem.
Agora, em plena Revolução 4.0, o automóvel assume novamente a dianteira das inovações a partir de princípios como conectividade, Big Data e Internet das Coisas.
O grande desafio é sincronizar todos os avanços com as atuais demandas globais de preservação ambiental. Na Atlas Copco, assumimos diariamente esse compromisso com o lema da produtividade sustentável.
A FAVOR DA SUSTENTABILIDADE
Os contínuos esforços de diferentes indústrias e governos contra o aquecimento global têm um importante impacto na indústria automotiva mundial. Grandes avanços já estão em andamento, como o desenvolvimento de baterias adequadas, traçando o caminho da transição do uso de combustíveis fósseis para veículos elétricos — principal tendência nos próximos anos.
A consultoria empresarial McKinsey previu que até 2030 cerca de 22% dos veículos produzidos serão puramente elétricos, enquanto 18% serão híbridos. Apesar de 60% ainda serem movidos por motores de combustão interna, a mudança é eminente.
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO:
EM BUSCA DE UM NOVO PADRÃO
Diante dos enormes desafios, novos conceitos, materiais, tipos de motorização e baterias estão sendo desenvolvidos a todo o tempo, mas ainda não é possível definir os padrões que serão consolidados no futuro.
Por isso, os ciclos de investimento são mais curtos e as empresas estão apostando em plantas menores e mais flexíveis, que ofereçam a possibilidade de mudar ou ajustar linhas de produção rapidamente.
Para garantirem essa flexibilidade, as montadoras precisarão de equipamentos preparados para mudanças. O conceito Atlas Copco de Smart Connected Assembly (Montagem Conectada com Inteligência), com ferramentas wireless, estações virtuais, conectividade entre os equipamentos e redução significativa de hardware, será fundamental para a sobrevivência das empresas nesse novo ciclo de tecnologia.
É assim que marcamos presença nas grandes montadoras de todo mundo e trocamos experiências incríveis sobre o passado, o presente e o futuro. Por isso, o Dia do Automóvel é tão especial para nós: a cada ano, temos novos motivos para comemorar.
Fica registrado o nosso muito obrigado a cada cliente que se une a esse propósito de transformação!
PARA SABER MAIS SOBRE OS IMPACTOS DESSE CENÁRIO NA PRODUÇÃO DE AUTOMÓVEIS, LEIA TAMBÉM:
► Quais são os desafios para o futuro da indústria automotiva?
► Indústria de eletrônica automotiva: quais as perspectivas do mercado?
► Fábrica 4.0: conheça as soluções da Atlas Copco para a Tesla Motors
Precisa de ajuda para fazer parte desse movimento?
Fale com nossos especialistas e saiba mais sobre as soluções Smart Connected Assembly para a indústria automotiva.